Mundo

Trump critica altos preços de medicamentos nos Estados Unidos

Com isso, o presidente disse acreditar que um projeto de reforma no sistema de saúde no curto prazo possa ser feito entre republicanos e democratas

Donald Trump: "Os preços dos medicamentos prescritos estão fora de controle" (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: "Os preços dos medicamentos prescritos estão fora de controle" (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 15h24.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a reunião de gabinete na Casa Branca para fazer críticas a companhias de saúde e para defender uma reforma no sistema de imigração americano.

"Os preços dos medicamentos prescritos estão fora de controle", afirmou o presidente após ter assinado um decreto, na semana passada, que corta o pagamento para as seguradoras de saúde.

De acordo com o presidente, os subsídios do Obamacare foram um "presente" para as seguradoras, cujas ações registraram forte avanço quando o sistema de saúde de Barack Obama foi implementado.

Com isso, Trump disse acreditar que um projeto de reforma no sistema de saúde no curto prazo possa ser feito entre republicanos e democratas, já que "o Obamacare está acabado".

Em relação a uma reforma na imigração, Trump criticou o sistema de vistos, que "está ultrapassando os limites" e voltou a defender a construção de um muro na fronteira com o México, dizendo que a barreira se faz necessária.

Para ele, sua agenda está travada no Congresso devido às "políticas terríveis" dos democratas, que são "muito bons em obstruir o que queremos".

A economia dos EUA também foi comentada por Trump, que lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu acima de 3% à taxa anualizada no segundo trimestre.

Para ele, o crescimento pode ser impulsionado pela reforma tributária que seu governo deseja implementar. Além disso, Trump disse que seu governo está "muito forte" na reforma do sistema de bem-estar. "As pessoas estão aproveitando o sistema", disse o republicano.

Sobre o acordo nuclear do Irã, Trump afirmou que o pacto foi péssimo para os EUA e que poderia ter tido uma "boa resolução". Além disso, o presidente comentou que a rescisão total do acordo nuclear "é uma possibilidade real".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImigraçãoSaúde

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros