Mundo

Trump assegura que reunião de Pompeo com Kim foi muito fluente

O presidente americano afirmou que o encontro entre o diretor da CIA e o líder da Coreia do Norte na semana passada criou uma boa relação entre os países

Trump: o presidente americano disse que a reunião entre EUA e a Coreia do Norte deve ser em maio ou junho (Carlos Barria/Reuters)

Trump: o presidente americano disse que a reunião entre EUA e a Coreia do Norte deve ser em maio ou junho (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de abril de 2018 às 09h43.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira a reunião realizada pelo diretor da CIA, Mike Pompeo, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que qualificou de "muito fluente" e disse que nela "foi criada uma grande relação".

Em mensagem em sua conta do Twitter, Trump explicou que a reunião foi realizada na semana passada e nela foram tratados os detalhes da cúpula que está prevista para ser realizada os líderes americano e norte-coreano em maio.

"Mike Pompeo se reuniu com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. A reunião foi muito fluente e foi criada uma boa relação", afirma o presidente americano.

"Os detalhes da Cúpula (entre ambos líderes) estão sendo resolvidos agora. A desnuclearização será algo grandioso para o mundo, mas também para a Coreia do Norte!", explica Trump.

Veículos de imprensa americanos anteciparam ontem a notícia da reunião entre o ainda diretor da CIA e indicado para ser o próximo secretário de Estado dos EUA e o líder norte-coreano.

Embora Trump não tenha dado hoje mais detalhes deste encontro, a imprensa americana assegura que a viagem aconteceu no final de março, coincidindo com a Semana Santa, e teve como objetivo acercar posturas sobre as condições da reunião entre ambos líderes.

Também foi tratado o programa de armas nucleares de Pyongyang, segundo duas fontes citadas pelo jornal "The Washington Post".

Pompeo foi chamado para dirigir a pasta de Relações Exteriores americana depois que o próprio Trump anunciou em 3 de março sua indicação na mesma mensagem do Twitter em que comunicou a demissão de Rex Tillerson.

"Começamos a falar com a Coreia do Norte diretamente, a níveis extremamente altos", afirmou ontem Trump na presença do primeiro-ministro de Japão, Shinzo Abe, que realiza uma visita oficial nos Estados Unidos.

Segundo disseram ontem funcionários americanos, Trump e Kim devem manter a primeira reunião na história entre EUA e Coreia do Norte em maio ou junho e estão sendo avaliados cinco cenários possíveis, embora não revelaram quais.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia