O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu que a comunidade internacional ajude os refugiados palestinos (Abbas Momani/AFP)
Da Redação
Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 10h03.
Líbano - A agência estatal de comunicação síria informou nesta quarta-feira que o Exército do realizava uma ampla operação contra rebeldes nos subúrbios de Damasco. De acordo com a Sana, as tropas ligadas ao governo do presidente Bashar Assad mataram "vários terroristas", expressão usada pelo governo para se referir aos combatentes opositores.
Os combates desta quarta-feira aconteciam nos distritos de Daraya, Harasta, Douma e Hajar Aswad, ao sul, perto do campo de refugiados palestinos de Yarmouk.
Essas áreas são redutos da oposição desde o início do levante contra Assad, em março de 2011. Nos últimos tempos, os rebeldes têm conquistado avanços significativos nas proximidades da capital, tomando bases militares e entrando em confronto com palestinos pró-governo em Yarmouk.
Na terça-feira, jatos sírios bombardearam Yarmouk pela segunda vez em uma semana, o que provocou a fuga de milhares de pessoas do local.
Abbas
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, pediu nesta quarta-feira que a comunidade internacional ajude os refugiados palestinos - que fogem dos confrontos em campos na Síria - a entrarem na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
"Mahmud Abbas, presidente do Estado da Palestina, pediu nesta quarta-feira que o secretário-geral Ban Ki-moon e a comunidade internacional permitam que nosso povo na Síria entre no território palestino", diz um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias do governo palestino, a Wafa. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.