Mundo

Tropas de Kadafi bombardeiam zonas residenciais em Misrata

Rebeldes vítimas do ataque sofreram apenas ferimentos leves

Muammar Kadafi, ditador da Líbia: governo atacou Zawara, Zawiyah e Ajdabiya (Jeff Zelevansky/Stringer)

Muammar Kadafi, ditador da Líbia: governo atacou Zawara, Zawiyah e Ajdabiya (Jeff Zelevansky/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 12h26.

Cairo - As brigadas do líder líbio Muammar Kadafi empreenderam um intenso bombardeios sobre Misrata - controlada por rebeldes mas isolada entre Trípoli e Sirte - e esta noite foram ouvidas fortes explosões no centro da cidade, como as que no domingo atingiram zonas residenciais nos subúrbios.

Tal como informou à Agência Efe nesta segunda-feira um morador de Misrata, cuja identidade é mantida em anonimato por precaução, o bombardeio foi indiscriminado, mas as vítimas do ataque sofreram apenas ferimentos leves, decorrentes dos estilhaços de vidros e paredes.

Nesta segunda-feira, Zawara, a última grande cidade antes da fronteira com a Tunísia (a oeste), também foi alvo dos disparos de artilharia, em uma área onde aparentemente as forças pró-Kadafi tinham conseguido sufocar com extrema dureza os focos de revolta, indicou a emissora árabe "Al Jazeera".

A sudoeste de Trípoli, as brigadas do regime fizeram um intenso bombardeio de artilharia, morteiros e carros de combate contra a resistência de Zawiyah, que sucumbiu há uma semana em sua desesperada tentativa de impedir a tomada da Praça dos Mártires, epicentro dos combates.

Tal como indicou a rede "Al Jazeera", as tropas pró-Kadafi atacaram nesta segunda-feira por um dos acessos à cidade, onde até agora não havia notícias de combates ou resistência armada organizada.

Ao leste, no principal palco dos combates, a aviação leal ao coronel Kadafi continuou nesta segunda-feira sua ofensiva, que já dobrou a resistência rebelde em toda a linha litorânea, e bombardeou a cidade de Ajdabiya, última cidade antes de Benghazi - capital provisória dos rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasLíbiaViolência urbana

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua