Mundo

Tribunal confirma que Hernández é o presidente de Honduras

Tribunal Supremo Eleitoral reafirmou presidente eleito oficialmente, que ganhou o pleito apesar de uma reivindicação do partido opositor

Juan Orlando Hernández, presidente eleito de Honduras, discursa em Tegucigalpa (Jorge Cabrera/Reuters)

Juan Orlando Hernández, presidente eleito de Honduras, discursa em Tegucigalpa (Jorge Cabrera/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 22h25.

Tegucigalpa - O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) reafirmou nesta quarta-feira que o presidente eleito de Honduras oficialmente é Juan Orlando Hernández, do governante Partido Nacional, que ganhou o pleito geral de 24 de novembro, apesar de uma reivindicação do opositor partido Liberdade e Refundação (Libre).

O TSE 'declara eleito como presidente constitucional da República de Honduras por um período de quatro anos o cidadão Juan Orlando Hernández', segundo a resolução lida pelo presidente do organismo, David Matamoros.

Além disso, declarou eleitos como designados presidenciais (vice-presidentes) Ricardo Álvarez, Roxana Guevara e Lorena Herrera.

Segundo os dados finais do TSE, Hernández triunfou na jornada eleitoral com 1.149.302 milhões de votos (36,89%) dos 3.115.448 milhões apurados, enquanto a candidata do esquerdista partido Libre, Xiomara Castro, que não reconhece os resultados, obteve 896.498 sufrágios (28,77 %), 252.804 menos.

Nas eleições participaram nove partidos, quatro deles surgidos após o golpe de Estado de 28 de junho de 2009 contra o então presidente Manuel Zelaya, que com junto a sua esposa e candidata do Libre apresentou na sexta-feira passada uma impugnação perante o TSE.

Zelaya não aceita os resultados e hoje convocou os seguidores do Libre para exigir amanhã ao TSE a revisão de atas e apuração de votos, argumentando que houve irregularidades no pleito que 'roubaram' o triunfo de sua esposa. EFE

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesHondurasPolítica

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame