Mundo

Tribais assumem o controle do único terminal de gás do Iêmen

Empresa que administra as instalações, a Yemen LNG, anunciou a suspensão de todas as operações de produção e exportação

Usina de gás em Belhaf, no Iêmen: empresa que administra as instalações, a Yemen LNG, anunciou a suspensão de todas as operações de produção e exportação (Mohammed Huwais/AFP)

Usina de gás em Belhaf, no Iêmen: empresa que administra as instalações, a Yemen LNG, anunciou a suspensão de todas as operações de produção e exportação (Mohammed Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2015 às 09h12.

Áden - Combatentes tribais assumiram nesta terça-feira o controle do único terminal de gás do Iêmen, situado em Belhaf, no golfo de Áden, depois que a unidade do exército que protegia o local se rendeu, informou uma fonte militar.

A empresa que administra as instalações, a Yemen LNG, anunciou a suspensão de todas as operações de produção e exportação.

"Homens armados de tribos assumiram o controle do terminal de gás de Belhaf depois de nossa retirada", afirmou à AFP um militar da unidade de proteção, uma informação confirmada por uma fonte tribal.

"Os 400 soldados que estavam mobilizados no terminal abandonaram as armas e deixaram o local. Nossos homens entraram no porto e nos escritórios da Yemen LNG", afirmou a fonte, antes de acrescentar que as tribos se comprometem a "manter a segurança" das instalações.

Acompanhe tudo sobre:GásGuerrasIêmen

Mais de Mundo

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete