Mundo

Tremores de terra atingem parte do Chile

Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter foi registrado no mesmo dia em que o Chile parou para lembrar o pior terremoto dos últimos 50 anos

Sebastián Piñera, presidente do Chile: população deve buscar unidade em torno da reconstrução do país (Sean Gallup/Getty Images)

Sebastián Piñera, presidente do Chile: população deve buscar unidade em torno da reconstrução do país (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2011 às 06h46.

Brasília - No dia em que o Chile parou para lembrar um ano do pior terremoto dos últimos 50 anos, o país viveu mais um momento de apreensão. Nesse domingo (27), por volta das 22h49, foi registrado um terremoto de 4,9 graus na escala Richter, segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas  dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS).

No entanto, o Escritório de Emergências do Chile (cuja sigla em espanhol é Onemi) informou que na região de BioBío os tremores chegaram à magnitude de 5,9 graus na escala Richter.  As áreas atingidas, segundo o Onemi, são Maule, BíoBío, Araucanía e Los Ríos. Não há registro de vítimas nem de danos mais graves, segundo o órgão.

Ontem (27) o Chile parou para lembrar um ano do terremoto de 8,8 graus na escala Richter, considerado o pior das últimas cinco décadas. Morreram pelo menos 600 pessoas e 200 mil ficaram desabrigadas. Escolas, hospitais e prédios públicos, além de vários privados, foram destruídos no terremoto seguido de tsunâmi de 27 de fevereiro de 2010.

Ao lembrar um ano do terremoto, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, apelou para que a população busque a unidade em torno da reconstrução do país. As informações são da Presidência da República do Chile.

"Quero fazer um apelo a todos os chilenos de boa vontade, em tempos como estes, diante das adversidades, dos desafios atuais, do terremoto e das possibilidades de futuro: nós precisamos de unidade mais do que nunca”, disse Piñera.

Ele reiterou que estes são tempos de união e não divisão. "É um momento de espírito construtivo e não destrutivo. É um momento de grandeza, não de ninharias, é um momento de coragem, não temais".
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisChile

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump