Exame Logo

TRE define 2º turno em Petrópolis sem candidato indeferido

A disputa será entre o primeiro colocado no primeiro turno, Bernardo Rossi (PMDB), e o terceiro colocado, Paulo Mustrangi (PT)

Petrópolis: o candidato Rubens Bomtempo (PSB), que ficou em segundo lugar, concorreu como candidato indeferido com recurso (Wikipedia)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 15h45.

Rio de Janeiro – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) definiu hoje (15) o nome dos candidatos que disputarão o segundo turno no município serrano de Petrópolis. A vice-presidenta do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, determinou que a disputa será entre o primeiro colocado no primeiro turno, Bernardo Rossi (PMDB), e o terceiro colocado, Paulo Mustrangi (PT).

O candidato Rubens Bomtempo (PSB), que ficou em segundo lugar, concorreu como candidato indeferido com recurso e seus votos foram contados separadamente. Apesar disso, ele pretendia concorrer sem ter o recurso julgado.

Veja também

Sardas acatou o pedido de liminar feito pela coligação que apoia o primeiro colocado, Bernardo Rossi, e suspendeu uma decisão anterior, proferida pelo juiz da 85ª Zona Eleitoral, Alexandre Teixeira de Souza, que havia definido Bomtempo como um dos candidatos ao segundo turno.

A vice-presidenta do tribunal considerou que só pode concorrer ao segundo turno os dois que obtiveram o maior número de votos válidos. "Não é esta a situação daquele que teve o seu registro de candidatura indeferido, ainda que a decisão não tenha transitado em julgado, como é o caso de Rubens Bomtempo”, explicou a magistrada em sua decisão.

No primeiro turno, Rossi obteve 52.951 votos, Bomtempo atingiu 50.320 votos e Mustrangi recebeu 45.060 votos. A coligação de Bomtempo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda o resultado do recurso. Se ele for bem sucedido, as eleições em Petrópolis podem ser adiadas, para garantir isonomia de tempo de campanha e propaganda.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2012JustiçaMetrópoles globaisPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame