Mundo

Transpetro controla vazamento de gasolina em Mogi das Cruzes

Gasolina vazou para o rio Tietê após uma máquina da prefeitura realizar uma perfuração não-autorizada próxima ao duto

Vazamento atingiu o rio Tietê (Arquivo)

Vazamento atingiu o rio Tietê (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - A Transpetro informou em nota à imprensa que por volta das 15 horas foi controlado o vazamento de gasolina do duto Osvat 22, na área rural do município de Mogi das Cruzes (SP). Às 9h15 desta manhã, o duto foi perfurado por uma máquina de terraplanagem que realizava uma obra da Prefeitura de Mogi das Cruzes, sem a devida autorização da Transpetro. Imediatamente, a operação do Osvat foi interrompida.

Segundo a Transpetro as faixas são devidamente sinalizadas alertando para o risco de escavação. As obras nas faixas têm que ser comunicadas previamente à Companhia, que faz uma avaliação e estabelece uma série de condicionantes com o responsável pelo empreendimento para afastar qualquer risco operacional.

O Centro de Defesa Ambiental da Petrobras, as equipes de contingência da Transpetro e o Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes trabalharam no local do acidente, que foi isolado. Foram utilizadas barreiras de contenção, barreiras absorventes e caminhões vácuo para recolher o volume derramado. Cerca de 180 metros cúbicos de gasolina escoaram do Osvat. Foram feitos sobrevôos e verificações em terra e, até o momento, não foi detectado qualquer indício de vazamento de gasolina para o leito do Rio Tietê, na região próxima ao incidente.

Não houve vítimas, nem feridos. Os órgãos ambientais e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foram comunicados. A Transpetro já iniciou o processo de reparação do duto.

Leia mais sobre poluição

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralMetrópoles globaisPoluiçãosao-pauloServiçosTranspetro

Mais de Mundo

Ataque com drones ucranianos atinge prédio residencial de 37 andares e causa explosões na Rússia

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD