Mundo

TPII concede liberdade a ex-líder ultranacionalista sérvio

Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia concedeu liberdade provisória a Vojislav Seselj, julgado por crimes de guerra e contra a humanidade


	Enterro de vítimas de massacre na antiga Iugoslávia: liberdade foi concedida por razões humanitárias
 (Sean Gallup/Getty Images)

Enterro de vítimas de massacre na antiga Iugoslávia: liberdade foi concedida por razões humanitárias (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 09h56.

Bruxelas - O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) concedeu nesta sexta-feira a liberdade provisória ao ex-líder ultranacionalista sérvio Vojislav Seselj, que é julgado por crimes de guerra e contra a humanidade, por razões humanitárias devido a seus problemas de saúde.

No auto, o juiz Jean-Claude Antonetti explica que a libertação é dada "estritamente por razões humanitárias", perante a deterioração da saúde de Seselj, e para que ele possa receber "tratamento em um entorno mais adequado".

O TPII destaca que a Sérvia aceitou que o acusado fosse libertado em seu território e que ofereceu garantias mediante a condição de que Seselj confirme, aceite e respeite as medidas impostas pelo alto tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU).

As condições são "não influenciar as testemunhas e nem nas vítimas", explica o juiz.

Ele explica que o tribunal deve zelar pelos direitos do acusado, perante seu estado de saúde e levando em conta que o processo se alongou após a saída do juiz dinamarquês Frederik Harhoff do julgamento por duvidar de sua "imparcialidade".

O TPII tomou a decisão de dar a liberdade provisória a Seselj por "motu proprio", ou seja, por vontade própria.

Seselj se entregou de forma voluntária ao TPII em fevereiro de 2003 e está sendo julgado por crimes de guerra e contra a humanidade, como tortura, assassinato e perseguição, cometidos entre 1991 e 1994 contra a população não sérvia da Bósnia-Herzegovina, Croácia, e Voivodina (Sérvia).

Acompanhe tudo sobre:EuropaCrimeBósniaSérviaCroácia

Mais de Mundo

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas

Trump diz que os EUA estão negociando 'acesso ilimitado' à Groenlândia