Mundo

TPI nunca teve confirmação oficial sobre detenção de filho de Kadafi

Segundo o tribunal, os rebeldes nunca chegaram a confirmar de maneira oficial a prisão de Saif al Islam

Saif al Islam apareceu na madrugada passada em imagens de TV em Trípoli, apesar de as forças rebeldes afirmarem tê-lo capturado
 (Imed Lamloum/AFP)

Saif al Islam apareceu na madrugada passada em imagens de TV em Trípoli, apesar de as forças rebeldes afirmarem tê-lo capturado (Imed Lamloum/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 10h21.

Haia - O Tribunal Penal Internacional (TPI) ressaltou nesta terça-feira que nunca teve a confirmação "oficial" sobre a detenção de Saif al Islam Kadafi, o filho do ditador líbio, indicou o organismo judicial.

Um porta-voz do TPI esclareceu à Agência Efe que na segunda-feira reuniram-se com membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, mas que estes nunca chegaram a confirmar de maneira "oficial" a detenção do filho do líder.

Saif al Islam apareceu na madrugada passada em imagens de TV em Trípoli, apesar de as forças rebeldes afirmarem tê-lo capturado.

"O TPI recebeu ontem (segunda-feira) a informação a partir da imprensa sobre a detenção de Saif al Islam Kadafi na Líbia, por isso entrou em contato com o Conselho Nacional de Transição líbio para confirmar esta informação, e uma vez confirmada, negociar a entrega do suspeito ao TPI, mas a corte não recebeu nenhuma confirmação oficial", explicou à Agência Efe o porta-voz do TPI, Fadi El Abdallah.

Abdallah ressaltou que o TPI "continua pedindo às autoridades nacionais líbias que prendam os três suspeitos e os entregue à Corte".

Na segunda-feira, a secretaria do TPI disse que havia recebido "informação" que Saif al Islam Kadafi havia sido detido e que a Corte negociava com as autoridades líbias a entrega do acusado.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaMuammar KadafiPolítica no BrasilPolíticosProtestos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame