Mundo

Tiros na Casa Branca; Destroços achados…

Tiroteio na Casa Branca As portas da Casa Branca foram fechadas na tarde desta sexta, após a polícia atirar num suspeito que carregava uma arma nos arredores e se recusava a entregá-la. O homem, atingido na região do abdômen, foi preso em seguida. O Serviço Secreto americano confirmou o caso e afirma que nenhum funcionário do […]

HILLARY: ela defendeu o controle de armas e disse que Trump não é qualificado para ser presidente / John Sommers II/ Reuters

HILLARY: ela defendeu o controle de armas e disse que Trump não é qualificado para ser presidente / John Sommers II/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2016 às 18h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h52.

Tiroteio na Casa Branca

As portas da Casa Branca foram fechadas na tarde desta sexta, após a polícia atirar num suspeito que carregava uma arma nos arredores e se recusava a entregá-la. O homem, atingido na região do abdômen, foi preso em seguida. O Serviço Secreto americano confirmou o caso e afirma que nenhum funcionário do governo ficou ferido. Apenas o vice-presidente Joe Biden estava no local no momento do incidente – Obama havia saído para jogar golfe.

Destroços encontrados

Equipes de busca encontraram nesta sexta-feira restos de poltronas, pertences e corpos de passageiros do voo MS804 da EgyptAir, que desapareceu dos radares na madrugada de quinta-feira 19. Os destroços foram descobertas a 290 km da cidade egípcia de Alexandria. O Airbus A320 ia de Paris até o Cairo com 66 pessoas a bordo, e equipes de busca agora trabalham para encontrar a caixa preta do avião. Na quinta, autoridades egípcias disseram acreditar na possibilidade de um atentado terrorista, enquanto o governo francês afirma ainda não ter pistas suficientes para se pronunciar sobre a causa da queda.

Hillary: Trump não é qualificado

Diante de sua vantagem na disputa com Bernie Sanders, Hillary Clinton se autodeclarou candidata democrata à presidência americana e criticou duramente a política de armas no país. Mais de 30.000 americanos foram mortos por armas de fogo no ano passado. E quando perguntada se o rival republicano Donald Trump era qualificado para assumir a presidência dos Estados Unidos, ela respondeu com um enfático “não”. Uma pesquisa do New York Times e da CBS News divulgada nesta sexta mostra Hillary seis pontos percentuais à frente de Trump – em abril, a vantagem era de dez no mesmo levantamento. Na quinta 17, uma outra pesquisa feita pela tradicionalmente republicana Fox News mostra Trump dois pontos à frente.

Trump no Reino Unido

Donald Trump disse nesta sexta-feira a uma emissora de TV que foi chamado por David Cameron para uma visita ao Reino Unido. O gabinete de Cameron disse em nota que é uma tradição que o premiê se encontre com presidenciáveis republicanos e democratas. O convite vem dias depois de Trump ter dito que ele e Cameron não tinham muitas chances de terem uma boa relação. O britânico se pronunciou contra a proposta de Trump de banir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, chamando a medida de “exclusiva, estúpida e errada”.

Dinheiro no exterior

As maiores empresas americanas acumularam um total de 1,7 trilhões de dólares em caixa em 2015, segundo a agência de classificação de risco Moody’s. O relatório mostra ainda que 72% deste valor se encontra fora dos Estados Unidos, prova de que as empresas vêm preferindo manter a maior parte de seus lucros no exterior para evitar os impostos americanos. Cinco gigantes da tecnologia lideram a lista: Apple, Microsoft, Alphabet, Cisco e Oracle. Juntas, elas respondem por quase um terço do montante total. Só a Apple é responsável por 216 bilhões de dólares, mais que o dobro da segunda colocada, Microsoft.

Taiwan: independência ou paz?

A nova presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, 59, disse em seu discurso de posse que a China deve “deixar de lado a bagagem histórica”. Primeira mulher eleita presidente da ilha, Ing-wen é líder de um partido favorável à emancipação de Taiwan, ao contrário dos nacionalistas, que mantiveram o poder nos últimos oito anos. A China chamou o discurso desta sexta-feira de “resposta incompleta” e segue dizendo que qualquer tentativa de independência seria “ameaça à paz no estreito de Taiwan”.

Renúncia em Israel 

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, renunciou ao posto nesta sexta-feira, dias após o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu oferecer o cargo ao polêmico e ultranacionalista Avigdor Lieberman. A rixa entre o ex-ministro da defesa e Netanyahu começou quando Yaalon saiu em defesa de um oficial que disse ver “sinais da Alemanha nazista em Israel”. Em sua nota de renúncia, Yaalon acusa o primeiro-ministro de falta de profissionalismo, e afirma que “elementos extremistas e perigosos” tomaram conta de Israel e do Likud, partido de Netanyahu.

Novidades do Google

Na edição 2016 do I/O, conferência do Google para desenvolvedores, a empresa mostrou atualizações de alguns de seus projetos que já haviam sido apresentados em anos anteriores. A companhia apresentou novidades para o Soli, pequeno radar cujo objetivo é controlar gadgets apenas com gestos – o chip desenvolvido agora roda em relógios inteligentes e autofalantes. Enquanto isso, entusiastas do Ara, projeto de smartphone personalizável e de código aberto, podem finalmente ver o produto chegar ao mercado em 2017. Por fim, o Google também anunciou que trabalha com a têxtil Levi’s para lançar a Jacquard, uma jaqueta interativa que permite responder chamadas e usar mapas.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos