Mundo

Tillerson visitará países do Golfo para abordar crise com Catar

Segundo o Departamento de Estado, Tillerson viajará entre o Kuwait, o Catar e a Arábia Saudita durante esta semana

Rex Tillerson: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar no início de junho (Sergei Karpukhin/Reuters)

Rex Tillerson: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar no início de junho (Sergei Karpukhin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de julho de 2017 às 10h25.

Istambul - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, embarca em sua primeira missão diplomática nesta semana, em uma tentativa de resolver a crise diplomática que envolve o Catar e outros países no Golfo Pérsico.

Segundo o Departamento de Estado, Tillerson viajaria entre o Kuwait, o Catar e a Arábia Saudita, entre esta segunda e quinta-feira, procurando aliviar as tensões na região.

No início de junho, a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar e impuseram um bloqueio ao país, alegando um suposto apoio a extremistas.

O Kuwait liderou um esforço de mediação da situação, mas o Catar rejeitou as propostas dos países árabes para acabar com o impasse.

Tillerson irá viajar de Istambul para a Cidade do Kuwait nesta segunda-feira, onde conversará com o emir do país, Jaber Al-Ahmad al-Sabah. Ele, então, visitará o Catar e a Arábia Saudita, embora os detalhes dessas reuniões não tenham sido previamente anunciados.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CatarDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Rex Tillerson

Mais de Mundo

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul

Israel ataca centro de Beirute em meio a expectativas de cessar-fogo no Líbano

Rússia expulsa diplomata britânico por atividades de espionagem

Presidente do México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA