Tillerson levanta possibilidade de militares derrubarem Maduro
Tillerson insistiu que o governo Trump não está defendendo "mudança de regime" na Venezuela
Reuters
Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 21h40.
Austin - O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, levantou nesta quinta-feira a possibilidade de que os militares da Venezuela podem decidir derrubar o presidente Nicolás Maduro , mas disse não saber se isto irá acontecer.
Em um discurso na Universidade do Texas antes de uma viagem por cinco países da América Latina, Tillerson insistiu que o governo Trump não está defendendo "mudança de regime" na Venezuela, mas disse que seria "mais fácil" se Maduro escolhesse por conta própria deixar o poder.
Ele previu que haverá "mudança" na Venezuela e disse que os Estados Unidos querem que seja pacífica.
"Na história da Venezuela e de países da América do Sul são frequentes vezes em que os militares são o agente da mudança quando coisas estão muito ruins e a liderança não pode mais servir ao povo", disse Tillerson. Mas ele acrescentou que "se este será o caso aqui ou não, eu não sei".
"Maduro deve voltar à sua Constituição e segui-la", afirmou Tillerson, acrescentando que caso a situação fique muito ruim para ele, "tenho certeza que ele tem alguns amigos em Cuba que podem lhe dar uma bela mansão na praia".