Theresa May chega a princípio de acordo com DUP para governar
Os unionistas norte-irlandeses e os conservadores pactuaram os "princípios de um projeto de acordo" para apoiar um governo de May
EFE
Publicado em 10 de junho de 2017 às 16h37.
Última atualização em 10 de junho de 2017 às 16h39.
Londres, 10 jun (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido , a conservadora Theresa May , chegou a um princípio de acordo com o Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte para governar com o seu apoio pontual, anunciou neste sábado um porta-voz de Downing Street, escritório oficial da chefe do Executivo.
Os unionistas norte-irlandeses e os conservadores pactuaram os "princípios de um projeto de acordo" para apoiar um governo de May quando o Parlamento reiniciar suas sessões na próxima semana, um documento que na segunda-feira será avaliado pelo gabinete da primeira-ministra.
"Damos as boas-vindas a este compromisso, que pode fornecer a todo o país a estabilidade e certeza que se requer enquanto entramos no 'Brexit' e além", declarou o porta-voz de May.
"Os detalhes serão postos sobre a mesa para dialogar e chegar a um acordo na reunião do gabinete da próxima segunda-feira", acrescentou.
Os dez deputados do DUP podem dar o respaldo que os conservadores necessitam no Parlamento, após terem obtido nas eleições da última quinta-feira 318 cadeiras, oito abaixo da maioria absoluta.
O princípio de acordo com os protestantes norte-irlandeses sugere que a primeira-ministra descartou formar uma coalizão e tentará governar em minoria.