Mundo

Terremoto no Irã mata 13 no Paquistão

Tremores do terremoto de magnitude 7,8 também foram sentidos na Índia e em países do Golfo

Pessoas esperam após prédios de escritórios serem esvaziados em Dubai por causa de um terremoto (Jumana El Heloueh/Reuters)

Pessoas esperam após prédios de escritórios serem esvaziados em Dubai por causa de um terremoto (Jumana El Heloueh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 13h39.

Quetta - Pelo menos 13 pessoas morreram e centenas de casas foram destruídas no sudoeste do Paquistão nesta terça-feira, quando a região foi atingida por tremores provocados por um terremoto no vizinho Irã, disseram autoridades paquistanesas.

Os tremores do terremoto de magnitude 7,8 também foram sentidos na Índia e em países do Golfo.

O epicentro foi a 201 quilômetros a sudeste de Zahedan e a 250 quilômetros a noroeste de Turbat, no Paquistão, informou o Serviço Geológico dos EUA.

Autoridades paquistanesas disseram que pelo menos oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas na cidade de Mashkeel, na província paquistanesa de Baluchistão, que faz fronteira com o Irã.

Mohammed Ashraf, chefe de um centro de saúde local em Mashkeel, informou que várias centenas de casas na cidade desmoronaram.

Três mulheres e duas crianças foram mortas quando sua casa desabou no distrito de Panjgur, no Baluchistão.

"O terremoto matou pelo menos cinco pessoas em Panjgur", disse Ali Imran, um funcionário da Sala de Controle Provincial, uma unidade do governo para resposta a desastres em Quetta, a principal cidade do Baluchistão.

Nas cidades de Mand e Turbat, no oeste do Baluchistão, os moradores relataram sentir fortes tremores que deixaram rachaduras nas paredes das casas, mas não houve relatos iniciais de mortos ou feridos.

Um funcionário do centro de crise iraniano disse à agência de notícias local Isna que não houve mortes no Irã.

O Irã já sofreu vários terremotos devastadores, incluindo um tremor de magnitude 6,6, em 2003, que arrasou a cidade de Bam, no sudeste do Irã, matando mais de 25.000 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisPaquistãoTerremotos

Mais de Mundo

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

A menos de uma semana das eleições, crise econômica da Venezuela é vista no interior do país

Israel, Ucrânia e Palestina vão participar das Olimpíadas de Paris?

Trump já doou para a campanha de Kamala Harris quando ela era procuradora-geral da Califórnia

Mais na Exame