Exame Logo

Terremoto de magnitude 6,5 atinge costa da Califórnia

Epicentro do tremor se localizou no oceano Pacífico, cerca de 165 quilômetros a oeste de Ferndale

Terremoto no Pacífico: a princípio o tremor teve um registro de magnitude 6,9, mais foi reduzido para 6,5 (Eric Chan/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
R

Reuters

Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 14h39.

São Francisco - Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a costa do norte da Califórnia nesta quinta-feira, mas não houve relatos imediatos de danos na cidade mais próxima, disseram autoridades.

O epicentro do tremor se localizou no oceano Pacífico, cerca de 165 quilômetros a oeste de Ferndale, na Califórnia, e a uma profundidade de 10 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Veja também

Não foi emitido alerta, aviso ou ameaça de tsunami após o terremoto, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, em seu site.

Em Ferndale, que tem uma população estimada em 1.300 pessoas, o prefeito Don Hindley disse em uma entrevista por telefone que não soube de nenhum dano resultante do sismo, mas que sentiu o tremor durante aproximados 15 segundos.

"Não foi tão ruim assim ", afirmou Hindley.

Na Bay Area, em San Francisco, cerca de 402 quilômetros ao sul de Ferndale, a agência de Trânsito Rápido da Baía disse no Twitter que está operando seu sistema com um atraso de 10 minutos e que os trens estão circulando em velocidade reduzida devido ao terremoto, uma precaução de praxe.

A princípio o tremor teve um registro de magnitude 6,9, mais foi reduzido para 6,5.

Alguns usuários de redes sociais disseram ter sentido o tremor em São Francisco, cerca de 418,43 quilômetros ao sul.

"Esse foi um dos grandes", tuitou o usuário Antonis Papatsaras da cidade de Bay Area. "Senti 20 segundos de trepidação muito suave", tuitou Lila LaHodd, outra moradora de São Francisco.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Terremotos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame