Mundo

Terremoto de 6,5 graus atinge Porto Rico e provoca pequeno tsunami

O terremoto da madrugada desta terça-feira (7) foi o maior de uma série que atingiu Porto Rico durante as duas últimas semanas

Porto Rico: o terremoto seguido de tsunami não deixou vítimas (Ricardo Ortiz/Reuters)

Porto Rico: o terremoto seguido de tsunami não deixou vítimas (Ricardo Ortiz/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 09h57.

Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu Porto Rico na madrugada desta terça-feira, provocando um pequeno tsunami, embora não haja relatos iniciais de vítimas ou danos significativos em terra.

O sismo foi o maior de uma série na região durante as duas últimas semanas, chegando a uma profundidade de 10 quilômetros, com epicentro a 5 quilômetros ao sul de Tallaboa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, um pequeno tsunami foi registrado. "Pessoas ao longo das áreas costeiras próximas ao terremoto devem estar atentas e manter cautela normal, caso contrário, nenhuma ação será necessária".

Inicialmente, o centro havia descartado ameaças de tsunami.

A 14 quilômetros do epicentro, uma testemunha descreveu o terremoto como "muito forte" em um comentário no site do Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo. Outra testemunha, que estava a cerca de 70 quilômetros de distância, afirmou que o sismo durou em torno de 30 segundos.

A Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico (Prepa) cortou a energia por motivos de segurança. O órgão esperava restabelecer as conexões o mais rápido possível, de acordo com um tuíte em sua conta oficial.

Na segunda-feira, um terremoto de magnitude 5,8 no sul de Porto Rico derrubou várias casas nas cidades de Guánica e Guayanilla. Imagens de televisão mostraram veículos esmagados embaixo das residências.

O terremoto também destruiu a Playa Ventana, uma formação rochosa que era atração turística em uma praia de Guayanilla, mas não houve relatos de feridos.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia