Mundo

Terremoto de 6,3 graus atinge Grécia e Turquia e mata uma pessoa

O epicentro do tremor aconteceu cerca de 84 quilômetros a noroeste da cidade costeira turca de Izmir

Equipe de resgate: prédio desabou na ilha de Lesbos, na Grécia (Giorgos Moutafis/Reuters)

Equipe de resgate: prédio desabou na ilha de Lesbos, na Grécia (Giorgos Moutafis/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 12 de junho de 2017 às 17h59.

Istambul/Atenas - Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a costa oeste da Turquia e a ilha grega de Lesbos nesta segunda-feira, matando uma mulher e sacudindo edifícios desde província turca Izmir do mar Egeu a Atenas, capital da Grécia.

O epicentro do tremor aconteceu cerca de 84 quilômetros a noroeste da cidade costeira turca de Izmir, informou o Centro Sismológico Europeu e Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês) em seu site.

O Observatório Nacional de Atenas apontou magnitude um pouco mais baixa, de 6,1.

Danos extensos foram relatados em uma localidade em Lesbos, que estava no centro de uma crise de imigração há dois anos, quando centenas de milhares de refugiados de guerra chegavam em busca de uma porta de entrada para a Europa.

Imagens de TV mostraram edifícios danificados e detritos que bloqueavam ruas estreitas em Vrisa, uma comunidade de cerca de 600 pessoas ao sul da ilha.

"Dezenas de edifícios entraram em colapso e ruas foram bloqueadas", disse Marios Apostolides, comandante da divisão da brigada de bombeiros.

Uma mulher, na faixa dos 60 anos, foi esmagada pelo telhado de sua casa e morreu, disse o prefeito da ilha. Autoridades locais disseram que pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

"O tremor foi realmente forte. Tudo na minha clínica começou a sacudir loucamente, todos nós corremos para fora com os pacientes", contou Didem Eris, dentista de 50 anos do bairro de Karsiyaka, em Izmir. "Estamos muito acostumados com terremotos por sermos de Izmir, mas este foi diferente. Pensei comigo mesmo que desta vez íamos morrer", acrescentou.

Usuários das redes sociais que disseram estar no oeste da Turquia relataram um tremor forte e demorado.

"Vamos ter os tremores secundários nas próximas horas, dias e semanas", disse Haluk Ozener, diretor do Observatório Kandilli da Turquia, ressaltando que os tremores secundários podem ter magnitudes de até 5,5.

Grandes falhas geológicas cruzam a Turquia, e pequenos terremotos são uma ocorrência quase diária.

Mais de 600 pessoas morreram em outubro de 2011 na província turca Van devido a um sismo de magnitude 7,2 e tremores secundários violentos.

Em 1999, dois grandes terremotos mataram cerca de 20 mil pessoas no noroeste densamente povoado do país.

Acompanhe tudo sobre:GréciaMortesTerremotosTurquia

Mais de Mundo

Eleições na França: país pode ter raro acordo chamado "coabitação"

Quem é Jean-Luc Mélenchon? Líder da esquerda na França comemora a vitória da Nova Frente Popular

Texas se prepara para a chegada da tempestade tropical Beryl

Chefe de comitê da Câmara dos EUA pede que médico divulgue diagnósticos de Biden

Mais na Exame