Mundo

Terremoto de 6,2 graus sacode ilha próxima a Tóquio

A Agência de Meteorologia do Japão informou que não foram causados danos e não há alerta de tsunami


	Centro de meteorologia no Japão: o terremoto, com hipocentro a 20 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico, aconteceu às 17h57 locais (5h22 de Brasília) 
 (©afp.com / Yoshikazu Tsuno)

Centro de meteorologia no Japão: o terremoto, com hipocentro a 20 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico, aconteceu às 17h57 locais (5h22 de Brasília) (©afp.com / Yoshikazu Tsuno)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 08h04.

Tóquio - Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter foi registrado nesta quarta-feira na ilha de Miyake, a 200 quilômetros de Tóquio, sem que tenha causado danos ou ativado o alerta de tsunami, informou a Agência de Meteorologia do Japão.

O terremoto, com hipocentro a 20 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico, aconteceu às 17h57 locais (5h22 de Brasília) na ilha vulcânica, atingida hoje por mais 13 sismos de menor consideração.

Essa mesma ilha sofreu em 2000 uma erupção vulcânica que provocou a evacuação de seus habitantes durante cinco anos.

O terremoto, que produziu uma leve alta no nível do mar, foi sentido na ilha com uma intensidade de 5 graus na escala fechada japonesa, que vai até 7 e tem foco maior nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor.

Já nas populosas cidades de Tóquio e Yokohama, situadas no arquipélago, o sismo foi sentido com uma intensidade de 1 e 2 graus na escala japonesa, respectivamente.

O Japão está localizado sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre terremotos com relativa frequência, pelo que as normas de construção são muito estritas e há rigorosos protocolos de emergência.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotos

Mais de Mundo

Incêndio no Aeroporto JFK deixa ao menos 9 feridos, e quase mil pessoas são evacuadas, em Nova York

22 de julho foi o dia mais quente registrado no mundo, quebrando o recorde do dia anterior

TSE desmente Maduro e afirma que urna eletrônica brasileira é 'totalmente auditável'

Assessor de Trump denuncia Harris por receber indevidamente fundos da campanha de Biden

Mais na Exame