Mundo

Tempestade Nate deixa 25 mortos na América Central

A tempestade Nate deve se tornar um furacão de Categoria 1 no momento em que atingir a região central da Costa do Golfo dos EUA

Tempestade Nate: a tempestade deve passar pela ponta da península de Yucatan, no México (NHC/Reprodução)

Tempestade Nate: a tempestade deve passar pela ponta da península de Yucatan, no México (NHC/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 6 de outubro de 2017 às 21h17.

San José - Produtoras de petróleo e gás retiraram funcionários de plataformas offshore e os Estados norte-americanos do Alabama, Flórida e Mississippi declararam estado de emergência, conforme a tempestade tropical Nate seguia em direção à Costa do Golfo dos Estados Unidos nesta sexta-feira, após matar ao menos 25 pessoas na América Central.

A tempestade Nate deve se tornar um furacão de Categoria 1, a mais fraca na escala de cinco categorias usada por meteorologistas, no momento em que atingir a região central da Costa do Golfo dos EUA na noite de sábado ou no domingo.

A tempestade deve passar pela ponta da península de Yucatan, no México, lar de resorts como Cancun e Playa del Carmen, antes de seguir para o Golfo do México, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), sediado em Miami.

A Nate soprava ventos máximos sustentados de 97 quilômetros por hora e estava a cerca de 123 quilômetros a leste da ilha mexicana de Cozumel na tarde desta sexta-feira, segundo o NHC.

Nos Estados Unidos, um estado de emergência foi declarado em 29 condados da Flórida e Estados próximos ao caminho da Nate - Alabama, Louisiana e Mississippi - assim como na cidade de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina em 2005.

O prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, ordenou nesta sexta-feira uma retirada obrigatória de algumas áreas fora do sistema de represa da cidade, assim como um toque de recolher obrigatório conforme Nate se aproximava.

Acompanhe tudo sobre:Costa RicaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal