Mundo

Tempestade deixa pelo menos 35 mortos nas Filipinas

Pelo menos 35 pessoas perderam a vida nas regiões centrais e sul das Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra


	Filipinas: oito pessoas permanecem desaparecidas e outras 26 ficaram feridas
 (REUTERS/Erik De Castro)

Filipinas: oito pessoas permanecem desaparecidas e outras 26 ficaram feridas (REUTERS/Erik De Castro)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 08h40.

Bangcoc - Pelo menos 35 pessoas perderam a vida nas regiões centrais e sul das Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jangmi, informaram nesta quarta-feira as autoridades locais.

Além disso, oito pessoas permanecem desaparecidas e outras 26 ficaram feridas.

As áreas de Visaya, no centro do arquipélago, e a ilha de Mindanao, a zona mais meridional do país, são as regiões mais afetadas, apontou em seu último relatório o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres.

Só na cidade de Catbalogan, na província de Samar, 19 pessoas perderam a vida ao serem surpreendidas por um desmoronamento que enterrou várias casas e veículos, publica o jornal 'The PhilStar'.

A província de Leyte, no leste do país, também foi fortemente afetada pela tempestade, batizada pelas autoridades locais como Seniang, que causou a morte de 13 pessoas entre aludes e inundações.

Mais de 121 mil pessoas foram afetadas por Jangmi, das quais umas 80 mil foram transferidas a centros de evacuação, segundo a agência nacional.

A grande maioria das zonas afetadas pelas inundações sofreram no começo de mês a devastação do tufão Hagupit que cruzou de leste a oeste a região central das Filipinas com direção noroeste.

Hagupit, que em sua chegada ao país mantinha ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h, tirou a vida de 28 pessoas e obrigou o deslocamento de 1,85 milhões.

Entre 15 e 20 tufões visitam todos os anos as Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa generalmente em junho e termina em novembro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasMortes

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua