Mundo

Tempestade de neve encobre partes do Nordeste dos EUA

Tempestade letal despejou mais de 60 centímetros de neve em alguns lugares, levando o caos do Sul a New England

Neve cai sobre uma estátua do ex-presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, na Ilha Roosevelt, bairro de Manhattan, Nova York (Zoran Milich/Reuters)

Neve cai sobre uma estátua do ex-presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, na Ilha Roosevelt, bairro de Manhattan, Nova York (Zoran Milich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 18h08.

Nova York - A Costa Leste dos Estados Unidos sofria nesta sexta-feira com a rajada final de uma tempestade letal que por quatro dias despejou mais de 60 centímetros de neve em alguns lugares, levando o caos do Sul a New England.

Mais cinco pessoas morreram em estradas escorregadias ou enquanto removiam neve na Carolina do Norte, o que eleva o número de mortos na tempestade para pelo menos 20.

Em Nova York, médicos se esforçavam para salvar o bebê de uma mulher grávida, de 36 anos, que morreu atingida por uma máquina particular de limpar a neve em um estacionamento do Brooklyn.

A movimentada rodovia Pennsylvania Turnpike ficou tomada por metal retorcido de cerca de 50 veículos em acidentes múltiplos que feriram pelo menos 30 pessoas.

A estrada teve de ser fechada durante o horário de pico da manhã, provocando um congestionamento de 11 quilômetros, disse Renee Vid Colborn, porta-voz da Pennsylvania Turnpike Commission.

"Foi uma reação em cadeia", declarou Renee, sobre duas grandes colisões envolvendo até 25 carros cada. Nenhum dos feridos corria risco de morrer, disse a porta-voz.

Céu azul e temperaturas na casa dos 4 graus celsius na cidade de Nova York nesta sexta-feira pareciam desmentir a rara tempestade de neve com trovões que atingiu New Jersey na noite anterior.

Um raio atingiu um avião da Spirit Airlines que vinha de Fort Lauderdale, na Flórida, mas a aeronave pôde aterrissar com segurança em seu destino, o Aeroporto Internacional de Atlantic City, disse o porta-voz da empresa, Jim Lynde.

"Tempestade de neve com trovões é apenas um reflexo de como a tempestade foi intensa e como foi grande a quantidade de neve que caiu", disse o porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional, Chris Vaccaro.

A neve chegou a 72,3 centímetros de altura em Pilot, Virginia, situada cerca de 321 quilômetros a oeste de Richmond, segundo Vaccaro.

Uma nova tempestade estava a caminho nesta sexta-feira, vinda das planícies centrais, e a previsão é que despeje até 7 centímetros na Costa Leste até sábado, fim de semana em que se comemora o feriado do Dia do Presidente.

A tempestade pesada dentro e ao redor de Nova York, Boston e Filadélfia provocou o fechamento nesta sexta-feira de algumas escolas pelo segundo dia seguido, sem planejamento prévio.

Acompanhe tudo sobre:ClimaEstados Unidos (EUA)FrioMeio ambientePaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal