Mundo

Tempestade Danielle se forma diante do litoral do México

A tempestade tropical apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h e se desloca em direção oeste-noroeste


	Tempestade tropical: o governo do México emitiu um aviso de tempestade tropical desde Laguna Verde até Rio Pánuco
 (NASA/GOES Project/Divulgação via Reuters)

Tempestade tropical: o governo do México emitiu um aviso de tempestade tropical desde Laguna Verde até Rio Pánuco (NASA/GOES Project/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2016 às 10h18.

Miami - O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA afirmou nesta segunda-feira que acaba de se formar diante da costa leste mexicana a tempestade tropical Danielle, a quarta da temporada de furacões no Atlântico, que "tocará a terra" nesta tarde.

O governo do México emitiu um aviso de tempestade tropical desde Laguna Verde até Rio Pánuco.

O NHC detalhou em um boletim especial, às 12h GMT (9h, em Basília) de hoje, que Danielle se encontra cerca de 150 quilômetros de Tuxpan e a 160 quilômetros ao norte-nordeste de Veracruz.

A tempestade tropical apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h e se desloca em direção oeste-noroeste, com uma velocidade de translação de 11 km/h.

Segundo um provável padrão de trajetória, o centro de Danielle se deslocará para o interior do México uma vez que toque terra em sua costa "na tarde ou noite de hoje", embora a maior preocupação para os especialistas seja a intensa chuva que deixará em sua passagem em Veracruz, Tamaulipas, San Louis Potosí, Querétaro, Hidalgo e o norte de Puebla, indicou o NHC, com sede em Miami (EUA).

Até o momento se formaram quatro tempestades tropicais na Bacia Atlântica, Alex (que se transformou em furacão), Bonnie, Colin e a atual, Danielle, as duas primeiras formadas antes do começo da temporada de furacões.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) precisou na semana passada que se prevê para este ano a formação de dez a 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito chegariam a furacões.

O organismo precisou que entre um e quatro dos furacões previstos para 2016 serão de categoria maior na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco níveis.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)FuracõesMéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Riad sedia reunião internacional para discutir transição política na Síria

Rússia afirma ter tomado duas cidades ucranianas em Kharkiv e Donetsk

Irã realiza exercícios de defesa aérea em meio a ameaças às suas instalações nucleares

Indicados para Trump 2.0 buscam apoio do Senado para assumir o poder