Mundo

Talibãs paquistaneses prometem vingar a morte de Bin Laden

Os terroristas querem atacar objetivos americanos e do governo paquistanês, "assim como contra as forças de segurança, inimigos do Islã"

O clérigo pró-talibã Abdul Aziz (c) preside oração com líder tribal do Waziristão do Norte (Farooq Naeem/AFP)

O clérigo pró-talibã Abdul Aziz (c) preside oração com líder tribal do Waziristão do Norte (Farooq Naeem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 21h38.

Peshawar - Os talibãs paquistaneses, aliados da Al-Qaeda, prometeram nesta segunda-feira vingar a morte de Osama Bin Laden, que morreu em uma operação americana, e prometeram atacar objetivos americanos e do governo paquistanês.

"Não podemos confirmar o martírio de Osama Bin Laden, quando nossas próprias fontes confirmarem estaremos em condições de afirmar outra coisa", disse o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, em uma entrevista por telefone à AFP.

"Se conheceu o martírio, vingaremos sua morte e lançaremos ataques contra os governos americano e paquistanês, assim como contra as forças de segurança, inimigos do islã", disse Ehsan.

O TTP prometeu lealdade à Al-Qaeda em 2007 e no mesmo ano declarou a jihad (guerra santa) no Paquistão, cujo governo foi acusado de apoiar os Estados Unidos na luta contra o terrorismo.

Autoridades do Paquistão anunciaram nesta segunda-feira que as forças americanas executaram diretamente a operação que matou no território do país o líder terrorista Osama Bin Laden, "em acordo com a política dos Estados Unidos" de luta contra o terrorismo.

Em um comunicado, o ministério paquistanês das Relações Exteriores reconhece que a morte do líder da Al-Qaeda representa um "grande revés infligido às organizações terroristas do mundo" e "ilustra a determinação da comunidade internacional, e do Paquistão, de combater e eliminar o terrorismo".

Ao mesmo tempo, uma fonte do governo americano informou à AFP que as autoridades paquistanesas não haviam sido advertidas antes do início da operação por um comando transportado por helicóptero das forças especiais americvanas que matou Bin Laden em uma casa muito protegida em Abbottabad, 50 km ao noroeste de Islamabad.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaÁsiaIslamismoOsama bin LadenPaquistãoPolíticosTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem