Mundo

Taiwan e China vão assinar acordo histórico

Taipé, Taiwan - O esperado acordo marco de cooperação econômica (AMCE) entre Taiwan e China, uma espécie de tratado de livre-comércio entre os territórios sem relações desde 1949, será assinado na próxima semana, anunciou hoje o Governo ilhéu. O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-Hsiang, realizou este anúncio diante de um grupo de empresários, às […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 11h00.

Taipé, Taiwan - O esperado acordo marco de cooperação econômica (AMCE) entre Taiwan e China, uma espécie de tratado de livre-comércio entre os territórios sem relações desde 1949, será assinado na próxima semana, anunciou hoje o Governo ilhéu.

O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-Hsiang, realizou este anúncio diante de um grupo de empresários, às vésperas da quarta rodada de negociações prévias, e representa o fim das especulações e a uma corrida contra relógio entre os negociadores de ambas as partes para cumprir o prazo previsto de 30 de junho.

Um funcionário disse à imprensa que a assinatura do acordo será na Prefeitura chinesa de Chongqing, entre os dias 28 e 30 de junho, sem precisar a data.

As duas partes acordaram em Pequim, na terceira rodada prévia, as 16 cláusulas do acordo e só falta resolver pequenas diferenças sobre a lista de artigos que terão tratamento alfandegário preferencial.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exteriorPolítica

Mais de Mundo

Edmundo González Urrutia viajará aos EUA e quer se reunir com Biden

Premier da Áustria anuncia renúncia 'nos próximos dias'

Milei e González Urrutia recebem apoio de venezuelanos reunidos na Praça de Maio

Opositor venezuelano González Urrutia se reúne com Javier Milei em Buenos Aires