Mundo

Taiwan e China vão assinar acordo histórico

Taipé, Taiwan - O esperado acordo marco de cooperação econômica (AMCE) entre Taiwan e China, uma espécie de tratado de livre-comércio entre os territórios sem relações desde 1949, será assinado na próxima semana, anunciou hoje o Governo ilhéu. O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-Hsiang, realizou este anúncio diante de um grupo de empresários, às […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 11h00.

Taipé, Taiwan - O esperado acordo marco de cooperação econômica (AMCE) entre Taiwan e China, uma espécie de tratado de livre-comércio entre os territórios sem relações desde 1949, será assinado na próxima semana, anunciou hoje o Governo ilhéu.

O ministro da Economia taiuanês, Shih Yen-Hsiang, realizou este anúncio diante de um grupo de empresários, às vésperas da quarta rodada de negociações prévias, e representa o fim das especulações e a uma corrida contra relógio entre os negociadores de ambas as partes para cumprir o prazo previsto de 30 de junho.

Um funcionário disse à imprensa que a assinatura do acordo será na Prefeitura chinesa de Chongqing, entre os dias 28 e 30 de junho, sem precisar a data.

As duas partes acordaram em Pequim, na terceira rodada prévia, as 16 cláusulas do acordo e só falta resolver pequenas diferenças sobre a lista de artigos que terão tratamento alfandegário preferencial.

Acompanhe tudo sobre:ComércioPolíticaÁsiaChinaComércio exterior

Mais de Mundo

Apenas 33% dos americanos apoiam operação dos EUA na Venezuela, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Brasil foi surpreendido com prisão de Maduro e precisa ter cuidado, diz analista

María Corina perdeu apoio de Trump por aceitar Prêmio Nobel da Paz, diz jornal

Governo dos EUA se reunirá com empresas petrolíferas para discutir oportunidades na Venezuela