Mundo

Suíça prepara medidas para aliviar efeitos do câmbio

Governo estuda aumentar o financiamento para setores afetados pela valorização do franco e subsidiar trabalhos

O franco suíça se valorizou 16% em relação ao euro e 7% em relação ao dólar (Getty Images)

O franco suíça se valorizou 16% em relação ao euro e 7% em relação ao dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 15h58.

O ministro da Economia da Suíça, Johann Schneider-Ammann, disse hoje que o país enfrenta uma situação séria como resultado da recente valorização do franco suíço e pode adotar medidas usadas durante a crise financeira para ajudar alguns dos setores mais afetados. Ele afirmou que o governo poderá dar mais detalhes sobre as medidas estudadas na próxima segunda-feira.

O governo suíço poderá estender a ajuda e o financiamento a setores como o de turismo e subsidiar o trabalho em meio período para que as empresas possam reduzir as horas trabalhadas em vez de demitir funcionários, afirmou Schneider-Ammann. Os problemas causados pela valorização de 16% do franco em relação ao euro e de 7% ante o dólar no ano passado foram discutidos em reunião na semana passada. Schneider-Ammann disse que o governo examinou as medidas propostas neste encontro.

Embora muitos exportadores estejam sofrendo com o fortalecimento do franco, Schneider-Ammann destacou que a Suíça não está em crise por causa disso. "Há também alguns ganhadores com o franco forte", afirmou. O ministro disse ainda que o banco central do país é o único responsável pela condução da política monetária.

Schneider-Ammann afirmou que pedidos, nas discussões da semana passada, para um "acordo de cavalheiros" entre os bancos suíços, para que evitem a especulação no mercado de câmbio, não são uma opção viável. "Um esquema semelhante foi usado nos anos 1970 e não resultou em nada. E como apenas cerca de 5% das transações euro-franco ocorrem na Suíça, o esquema não funcionaria", disse Schneider-Ammann. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioGestão pública

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump