Mundo

Suíça concede visto ao ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski

Suíça concedeu um visto europeu válido por três meses ao ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski, posto em liberdade no último dia 20


	Mikhail Khodorkovski, ex-magnata russo do petróleo e crítico do Kremlin: Khodorkovski iniciou trâmites para obtenção do visto na embaixada suíça na Alemanha
 (Tatyana Makeyeva/AFP)

Mikhail Khodorkovski, ex-magnata russo do petróleo e crítico do Kremlin: Khodorkovski iniciou trâmites para obtenção do visto na embaixada suíça na Alemanha (Tatyana Makeyeva/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 12h59.

Genebra - A Suíça concedeu um visto europeu válido por três meses ao ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski, posto em liberdade no último dia 20 após passar dez anos na prisão, informou nesta segunda-feira a embaixada do país em Berlim.

No dia 24 deste mês, Khodorkovski iniciou os trâmites para a obtenção do visto na embaixada suíça na Alemanha, onde está atualmente.

Khodorkovski deixou no dia 20 a penitenciária na Rússia na qual estava preso por acusações de crimes financeiros à frente da companhia petrolífera Yukos, da qual era dono e que o tinha transformado no homem mais rico do país.

Sua libertação, poucos meses antes de completar sua pena, foi possível por um indulto que concedido pelo presidente russo, Vladimir Putin, por razões humanitárias.

Segundo a imprensa suíça, a esposa de Khodorkovski, Inna, tem uma casa em Genebra, onde várias de suas companhias, incluindo a Yukos, tinham operações.

A Suíça não faz parte da União Europeia, mas do espaço Schengen, integrado por 26 países entre os quais há livre circulação de pessoas, como a Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPaíses ricosRússiaSuíça

Mais de Mundo

Líder da Groenlândia diz que seu povo não quer ser americano: 'Queremos ser groenlandeses'

G7 denuncia “falta de legitimidade” em posse presidencial da Venezuela

Manifestantes conseguem atrasar início de congresso de partido ultradireitista alemão