Mundo

Stephanes nega criação de estatal para cuidar de fertilizantes

Ministro diz que governo irá criar órgão para regular setor

Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes, segundo ministro (.)

Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes, segundo ministro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou nesta terça-feira (23), na Comissão de Agricultura e Pecuária do Senado, que o governo vai criar um órgão para cuidar de fertilizantes no país. Segundo o ministro, esse órgão governamental será responsável exclusivamente pelo gerenciamento e pelas definições administrativas e políticas do setor, não podendo, portanto, ser chamado de estatal.

"Falta definir o que será o órgão, mas ele fará apenas o gerenciamento, não tratará da produção", esclareceu o ministro.

De acordo com Stephanes, o projeto de lei sobre a exploração de fósforo, potássio e nitrogenados está pronto e será encaminhado no próximo dia 29 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acredita na aprovação do projeto pelo Congresso Nacional ainda este ano.

Segundo o ministro, o Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes – 91% do  potássio e mais de 50% do fósforo usados no país são importados.

Stephanes informou ainda que o ministério também concluiu um levantamento das jazidas viáveis para a exploração de fósforo e potássio no Brasil e um documento sobre o aproveitamento de resíduos de frango e suínos para transformação em adubo organomineral.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisLegislaçãoGovernoAgrotóxicos

Mais de Mundo

Arábia Saudita ataca carregamento de armas dos Emirados Árabes no Iêmen

Eleições de 2025 tiveram avanço da direita na América do Sul

Trump alerta Irã sobre possível ataque e endurece recado ao Hamas

Trump diz que exercícios militares ao redor de Taiwan não lhe preocupam