SP inicia testes com ônibus híbrido
Veículo fabricado pela Volvo possui um motor movido a energia elétrica e outro a biodiesel
Vanessa Barbosa
Publicado em 20 de outubro de 2010 às 11h57.
São Paulo - A prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (20) testes com um ônibus híbrido movido a energia elétrica e biodiesel. O veículo menos poluente vai operar durante 15 dias na linha que liga a Cidade Universitária ao bairro da Aclimação. Depois, o desempenho do ônibus híbrido será comparado ao de outros cinco veículos comuns que realizam o mesmo trajeto.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes de SP, o objetivo é averiguar a viabilidade econômica, técnica e operacional dessa alternativa de transporte público mais sustentável. Os motores elétrico e a biodiesel do ônibus funcionam em paralelo ou de forma independente. Alimentado por baterias que são recarregadas pela energia produzida nas frenagens, o motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20km/h. A partir daí, o motor a diesel entra em funcionamento.
Segundo a fabricante, a tecnologia híbrida permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%. Além disso, traz outro grande benefício: emite bem menos ruídos que os veículos convencionais. "Estamos mostrando para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros", afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Ônibus híbrido já foi testado com sucesso em Curitiba
O ônibus híbrido da Volvo foi testado com sucesso durante três semanas na capital paranaense. Dependendo dos resultados dos testes em outras capitais, como SP e Rio de Janeiro (próximo destino dos testes), o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo na região. O investimento inicial seria de R$ 50 milhões.