Mundo

Snowden poderá pedir cidadania russa em 2018, diz advogado

Autoridades russas informaram nesta quarta-feira terem estendido uma permissão de residência para o ex-agente de inteligência dos Estados Unidos

Edward Snowden: ex-agente de inteligência dos EUA tem permissão para ficar na Rússia até 2020 (NBC News/Handout via Reuters)

Edward Snowden: ex-agente de inteligência dos EUA tem permissão para ficar na Rússia até 2020 (NBC News/Handout via Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2017 às 10h41.

Moscou - O ex-agente de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden recebeu permissão para permanecer na Rússia por mais três anos e estará apto, no ano que vem, a se candidatar à cidadania russa, disse seu advogado nesta quarta-feira, segundo a imprensa local.

Autoridades russas informaram nesta quarta-feira terem estendido uma permissão de residência para Snowden, o qual recebeu asilo na Rússia após vazar informações confidenciais sobre operações de espionagem dos EUA.

A permissão agora é válida até 2020, disse seu advogado, Anatoly Kucherena, de acordo com a agência de notícias russa RIA.

"Efetivamente, ele agora tem fundamentação para receber cidadania no futuro, no curso de um certo período, considerando que sob a lei temos um período de residência em solo russo de não menos do que cinco anos (para estar apto a buscar cidadania)", disse Kucherena, segundo a agência.

"Ele tem vivido em território russo há quase quatro anos, ele não violou a lei, não há queixas contra ele. Este é um dos motivos pelo qual sua permissão de residência foi estendida", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEstados Unidos (EUA)RússiaWikiLeaks

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia