Mundo

Síria acusa ocidentais de querer 'desmantelar' o país

Ministro das Relações Exteriores disse que protestos no país se tornaram um "pretexto para intervenções estrangeiras"

Al-Muallem, ministro sírio de Relações Exteriores,  disse que governos estrangeiros buscam sabotar a convivência entre os diferentes grupos religiosos no país (Emmanuel Dunand/AFP)

Al-Muallem, ministro sírio de Relações Exteriores, disse que governos estrangeiros buscam sabotar a convivência entre os diferentes grupos religiosos no país (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 19h06.

Nova York - Os países ocidentais tentam semear o "caos total" na Síria com o objetivo de "desmantelar" o país, acusou nesta segunda-feira o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Al Muallem.

Enquanto Europa e Estados Unidos pressionam em favor de sanções da ONU contra a Síria, o chefe da diplomacia síria afirmou em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas que as manifestações tornaram-se um "pretexto para intervenções estrangeiras".

Al Muallem completou que os governos estrangeiros buscavam sabotar a convivência entre os diferentes grupos religiosos na Síria.

"Como poderíamos explicar de outro modo as provocações midiáticas, o financiamento e o armamento do extremismo religioso?", disse o chanceler sírio. "Para qual outro objetivo poderia servir, além de semear o caos total que levaria ao desmantelamento da Síria?"

A União Europeia e os Estados Unidos já impuseram sanções ao regime do presidente Bashar Al-Assad devido à sangrenta repressão das manifestações que deixaram mais de 2.700 mortos.

Eles pressionam o Conselho de Segurança a adotar sanções, mas Rússia e China, dois membros permanentes, se opõem.

Al Muallem afirmou que o povo sírio estava "decidido a rejeitar qualquer forma de intervenção estrangeira".

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaONUPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal