Mundo

SIP condena assassinato de jornalista no Mato Grosso

A Sociedade Interamericana de Imprensa solicitou que as autoridades investiguem o caso com urgência para levar os responsáveis à Justiça


	Jornalistas: somente neste ano, seis já foram assassinados mp Brasil
 (Said Khatib/AFP)

Jornalistas: somente neste ano, seis já foram assassinados mp Brasil (Said Khatib/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 07h43.

Miami - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou nesta terça-feira o assassinato do jornalista Eduardo Carvalho no Mato Grosso, o sexto no país neste ano, e urgiu as autoridades a investigar o caso para levar os responsáveis à Justiça.

Carvalho, proprietário e editor do site "Última Hora News", foi assassinado no último dia 21 de novembro com três tiros na porta da sua casa por dois atiradores em uma motocicleta.

O incidente ocorreu quando chegava acompanhado de sua esposa em sua casa no bairro Giocondo Orsi, em Campo Grande.

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Claudio Paolillo, expressou sua solidariedade aos familiares e colegas de Carvalho e pediu que o Governo Federal assuma "um papel relevante nas investigações para frear a impunidade e os atos de violência contra jornalistas no Brasil".

Paolillo lembrou que neste ano também foram assassinados no país outros cinco jornalistas: Valério Luiz de Oliveira (5 de julho), Décio Sá (23 de abril), Paulo Roberto Cardoso Rodrigues (12 de fevereiro), Mário Randolfo Marques Lopes (9 de fevereiro) e Laécio de Souza (3 de janeiro).

Carvalho, de 51 anos, publicava frequentes denúncias sobre supostos atos de corrupção de políticos e policiais e, de acordo com a imprensa local, recebia ameaças de morte desde o ano passado.

"O jornalista, um policial aposentado, era considerado polêmico pelo estilo agressivo de suas publicações. Ainda não se determinou se o assassinato está relacionado com sua atividade profissional", declarou a organização.

Acompanhe tudo sobre:Crimecrime-no-brasilMídiaMortesServiços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia