Mundo

Shell perfurará em 2013 1º poço de gás de xisto no País

AShell caminha para ver sua produção de gás superar a de petróleo, segundo o presidente da multinacional no Brasil, Andre Araújo


	Posto Shell: a Shell produz 60 mil barris de petróleo por dia
 (Shaun Curry/AFP)

Posto Shell: a Shell produz 60 mil barris de petróleo por dia (Shaun Curry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 21h10.

São Paulo - A Shell pretende perfurar em 2013 o primeiro poço para prospectar gás de xisto (shale gas) em Minas Gerais, no Vale do Rio São Francisco, informou nesta segunda-feira (17) o presidente da multinacional no Brasil, André Araujo. 

"Estamos explorando nossos primeiros blocos na área on shore em Minas Gerais, na Bacia do São Francisco. Fizemos a sísmica e faremos a primeira perfuração no ano que vem", afirmou Araujo, após participar de debate na Rio Oil & Gas, evento de negócios do setor.

Ainda é cedo para estimar potencial de produção, mas Araujo defendeu a exploração de gás não convencional (como o de xisto) mesmo com a possibilidade de ampliação da produção de gás com a exploração do pré-sal. Segundo ele, a tecnologia tem tornado o gás não convencional cada vez mais barato.

O executivo destacou também a importância da exploração de gás para a companhia. Segundo ele, a Shell caminha para ver sua produção de gás superar a de petróleo. Contudo, isso não significa deixar o petróleo de lado, por causa do gás.

A Shell produz 60 mil barris de petróleo por dia. "Queremos gás e queremos óleo. Por isso, as rodadas são tão importantes. São importantes para o País, geram empregos, trazem benefícios e a cadeia de óleo e gás é uma engrenagem com muitas peças e você precisa de regularidade, inclusive para os fornecedores", disse Araujo.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEmpresasGásIndústria do petróleoShell

Mais de Mundo

Primeiro-ministro japonês pede desculpas por esterilização forçada de milhares de pessoas no país

Argentina obtém 1º superávit financeiro semestral desde 2008

Diplomata da norte-coreano em Cuba foge para Coreia do Sul

Biden diz estar “totalmente comprometido” com sua campanha para derrotar Trump

Mais na Exame