Mundo

Seul: Cazaquistão é um exemplo de desnuclearização para Coreia do Norte

A ministra sul-coreana, Kang Kyung-hwa, afirmou que a história de desnuclearização do Cazaquistão deve ser referência para a Coreia do Norte

Coreia do Norte: diálogo entre as Coreias pretende abordar a desnuclearização da Coreia do Norte (KNS/AFP/AFP)

Coreia do Norte: diálogo entre as Coreias pretende abordar a desnuclearização da Coreia do Norte (KNS/AFP/AFP)

E

EFE

Publicado em 17 de abril de 2018 às 11h44.

Astana - A ministra de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-hwa, garantiu nesta terça-feira em Astana que a desnuclearização do Cazaquistão deve se transformar em um exemplo para os seus vizinhos norte-coreanos.

"O Cazaquistão é um país que renunciou voluntariamente a seu arsenal nuclear. A história do Cazaquistão necessita ser contada muitas vezes, especialmente no contexto de nossa situação com Pyongyang", afirmou Kang após uma reunião com seu colega cazaque, Kairat Abdrakhmanov.

"Estamos tentando persuadir a Coreia do Norte para que escolha o mesmo caminho", comentou a ministra sul-coreana.

Além disso, Kang agradeceu ao país centro-asiático seu "constante apoio" em nível bilateral e como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU em relação aos problemas com a Coreia do Norte.

Na próxima semana, será realizada uma cúpula intercoreana na aldeia fronteiriça de Panmunjom com a participação do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Por sua parte, Abdrakhmanov assegurou que o Cazaquistão louva a restauração do diálogo entre Seul e Pyongyang, que poderia "aliviar as tensões na Península da Coreia".

"Para o Cazaquistão, a desnuclearização da Península Coreana é uma questão primordial devido ao nosso papel histórico na questão da não proliferação" de armas nucleares, acrescentou o ministro cazaque.

Após sua independência em 1991, o Cazaquistão renunciou a todas as armas nucleares da era soviética, destruiu o polígono de testes nucleares de Semipalatinsk e se juntou ao Tratado de Não Proliferação Nuclear como Estado não possuidor de armas nucleares.

 

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCazaquistãoCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA