Mundo

Série de atentados no Iraque deixa 62 mortos e 217 feridos

A estas explosões se soma um ataque armado durante a madrugada que causou a morte de 11 pessoas, entre elas dois oficiais do exército

A reabertura de uma embaixada no Iraque ocorre no momento em que o país vive sob clima de tensão (Marwan Ibrahim/AFP)

A reabertura de uma embaixada no Iraque ocorre no momento em que o país vive sob clima de tensão (Marwan Ibrahim/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 09h52.

Bagdá - Pelo menos 62 pessoas morreram e outras 217 ficaram feridas em uma série de atentados e ataques armados nas últimas horas no Iraque, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte da polícia local.

O pior episódio aconteceu na cidade de Al Emara, a 370 quilômetros ao sul de Bagdá, onde ao menos 15 pessoas morreram e 50 ficaram feridas devido à explosão de dois carros-bomba, disse a fonte. Um dos veículos explodiu perto de uma mesquita xiita na região de Ali al Sharqi, a 40 quilômetros ao norte de Al Emara, e, quando uma patrulha da polícia chegou ao local, o outro veículo foi detonado.

Outra cidade alvo dos terroristas foi Kirkuk, a 250 quilômetros ao norte da capital, onde houve quatro atentados. Os mais graves foram a explosão de carrod-bombas perto de um centro de recrutamento da polícia (oito mortos e 30 feridos) e de uma universidade (sete mortos e 50 feridos).

A estas explosões se soma um ataque armado durante a madrugada que causou a morte de 11 pessoas, entre elas dois oficiais do exército, em um posto de controle militar na região de Balad, ao norte de Bagdá. A fonte explicou que os criminosos usaram armas com silenciadores e detonaram bombas à distância quando chegaram reforços militares.

Além disso, 15 carros-bomba e artefatos explodiram em províncias como Diyala, Ninawa, Salah ad-Din, Basra, Zi Qar e Bagdá, com saldo de 17 mortos e 73 feridos.

Um desses ataques aconteceu perto do consulado francês em Al Nassiriya, capital de Zi Qar, onde pelo menos quatro civis faleceram e outros seis ficaram feridos pela explosão consecutiva de dois artefatos no centro da cidade. EFE

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueMortes

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame