Mundo

Sequestros na Colômbia caíram 92% em 16 anos

Há 16 anos ocorriam mais de 3.400 sequestros de colombianos e estrangeiros por ano no país, enquanto em 2016 foram 188

Colômbia: as autoridades não reportaram sequestros por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Getty Images/Reprodução)

Colômbia: as autoridades não reportaram sequestros por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Getty Images/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 21h33.

Última atualização em 27 de dezembro de 2016 às 21h34.

Os sequestros na Colômbia se reduziram em 92% desde o ano 2000, uma queda qualificada de "histórica" pelas autoridades, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Há 16 anos ocorriam mais de 3.400 sequestros de colombianos e estrangeiros por ano no país, enquanto em 2016 foram 188, segundo o diretor da polícia anti-sequestros, general Fernando Murillo, em entrevista à RCN Radio.

Murillo destacou que dos 188 casos registrados este ano, 88% foram atribuídos a criminosos comuns, 1% ao crime organizado e 11% à guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista).

As autoridades não reportaram sequestros por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas), principal grupo rebelde do país e que firmou no final de novembro um acordo de paz com o governo.

O ELN e o governo mantêm desde janeiro de 2014 conversações preliminares de paz, que foram suspensas em outubro passado pelo presidente Juan Manuel Santos até que o grupo rebelde liberte um ex-congressista em seu poder.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaMortesViolência urbanaSequestros

Mais de Mundo

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca