Mundo

Senegal rompe relações diplomáticas com o Irã

Armas iranianas encontradas em outubro na Nigéria, e que eram destinadas à Gâmbia, foram o pivô da crise diplomática

Abdoulaye Wade: armas iranianas na Nigéria provocaram a morte de senegaleses (Getty Images)

Abdoulaye Wade: armas iranianas na Nigéria provocaram a morte de senegaleses (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 10h35.

Dacar - O Senegal rompeu relações diplomáticas com o Irã em consequência das armas iranianas encontradas em outubro na Nigéria, destinadas a Gâmbia e que provocaram a morte de soldados senegaleses em Casamancia.

Dacar considera que as armas iranianas foram utilizadas pela rebelião separatista em Casamancia, uma região do sul de Senegal, onde 16 soldados senegaleses foram mortos desde o fim de dezembro em confrontos com os rebeldes.

"O Senegal decidiu romper relações diplomáticas com a República do Irã", afirma um comunicado do ministerio senegalês das Relações Exteriores.

"O relatório do Estado-Maior do Exército senegalês para o presidente da República (Abdoulaye Wade) sobre os recentes acontecimentos em Casamancia demonstra que os rebeldes do Movimento de Forças Democráticas de Casamancia (MFDC, rebelião separatista) dispõem de armas modernas que provocaram a morte de soldados senegaleses", completa a nota.

"O Senegal ficou indignado ao constatar que balas iranianas podem ter provocado a morte de soldados senegaleses".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÁfricaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Trump diz que vai impor tarifa de 25% a qualquer país que faça negócios com o Irã

Governo dos EUA revogou mais de 100 mil vistos desde o retorno de Trump à presidência

Presidente do México descarta intervenção militar dos EUA após conversa com Trump

China investe 5,68 trilhões de yuans em infraestrutura hídrica e opera o maior sistema do mundo