Mundo

Senadores verificarão segurança de usinas de Angra

Grupo com dez senadores deve visitar o local para saber se há planos de segurança em caso de acidentes

Os senadores poderão pedir a suspensão das atividades em Angra caso não haja segurança (Wikimedia Commons/Reprodução)

Os senadores poderão pedir a suspensão das atividades em Angra caso não haja segurança (Wikimedia Commons/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 20h38.

Brasília - O Senado enviará ao Rio de Janeiro uma comissão para averiguar se a proximidade com usinas nucleares instaladas em Angra dos Reis implica risco para a população local. Formada por dez senadores – cinco titulares e cinco suplentes – a comissão deverá viajar ao ao local já na semana que vem, segundo o autor do requerimento, Lindbergh Farias (PT-RJ).

“Pode até ser coincidência, mas eu liguei para várias pessoas de lá [Angra dos Reis] e todas disseram que nunca participaram de nenhum exercício [sobre procedimentos em caso de vazamento de radiação]. Falta um plano adequado e bem elaborado de treinamento. Isso é feito apenas uma vez por ano, e apenas com a participação de pessoas voluntárias”, disse Farias. “A gente precisa ir lá. Precisa ver e conversar com as pessoas”, acrescentou.

A cidade fluminense está localizada a 20 quilômetros das usinas Angra 1 e 2. “Estamos preparados? As pessoas sabem o que fazer [no caso de algum acidente nas usinas]? Sei que o risco é baixíssimo, mas o dano é altíssimo. Por isso vamos a Angra, a fim de obter informações com as autoridades e com o prefeito. Se ficar claro quer não há segurança, vamos propor a suspensão das atividades das usinas”, afirmou o parlamentar.

Segundo o senador, as conclusões da comissão serão apresentadas ao governo de forma a contribuir para que procedimentos adequados em relação à segurança sejam tomados. Apesar de ainda não haver data prevista para a visita às instalações das usinas, Lindbergh acredita que ela ocorrerá na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesAmérica LatinaDados de BrasilUsinas nucleares

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga