Mundo

Senador dos EUA processa governo Obama por espionagem

Ações pedem que um juiz federal interrompa a coleta de dados e proceda a destruição de quaisquer outros em poder do governo


	Membros do grupo Code Pink durante uma manifestação contra o presidente Barack Obama e a NSA em Washington 
 (Larry Downing/Reuters)

Membros do grupo Code Pink durante uma manifestação contra o presidente Barack Obama e a NSA em Washington  (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 20h00.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - O senador norte-americano Rand Paul, do Partido Republicano, e um grupo conservador entraram com uma ação na Justiça contra o presidente Barack Obama e altas autoridades do setor de inteligência dos Estados Unidos nesta quarta-feira por causa da coleta de registros telefônicos de milhões de cidadãos do país feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA).

As ações pedem que um juiz federal interrompa a coleta de dados e proceda a destruição de quaisquer outros em poder do governo, argumentando que o programa viola os direitos de privacidade protegidos pela Constituição dos EUA.

Paul, político do Estado de Kentucky visto como potencial candidato à Presidência em 2016, entrou com a ação em conjunto com Matt Kibbe, presidente da FreedomWorks, uma organização conservadora e libertária, sem fins lucrativos, cujo programa político se alinha com o do movimento Tea Party. O Tea Party defende a redução do tamanho do governo e menos impostos.

Paul disse querer que a ação se torne um caso de ação coletiva em nome de cada norte-americano que usou um telefone nos últimos cinco anos -- potencialmente, centenas de milhões de pessoas -- e que siga todo os trâmites até a Suprema Corte.

"Nós achamos que pode bem ser a maior ação coletiva já apresentada em nome da Declaração de Direitos", afirmou ele em entrevista à imprensa nas escadas da corte federal em Washington.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EspionagemNSAProcessos judiciais

Mais de Mundo

Alberto Fernández e Cristina Kirchner parabenizam Lula por reeleição

Líderes das Américas parabenizam Lula por vitória no 2º turno

Lideranças internacionais da esquerda celebram vitória de Lula

Imprensa internacional repercute vitória de Lula na eleição presidencial