Mundo

Senado dos EUA pode aprovar legislação simples pela volta do governo

Órgão tem oportunidade de votar proposta bipartidária e encerrar impasse entre muro de Trump e Partido Democrata

Senado americano: Nancy Pelosi afirma que órgão pode votar proposta para acabar com impasse (Alex Wong/Getty Images/Getty Images)

Senado americano: Nancy Pelosi afirma que órgão pode votar proposta para acabar com impasse (Alex Wong/Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 17h25.

São Paulo - A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou nesta quinta-feira, 24, que o Senado poderia aprovar uma "legislação simples", garantindo a volta do funcionamento normal do governo dos Estados Unidos. Segundo ela, o Senado tem a oportunidade de votar hoje uma proposta bipartidária, encerrando o impasse entre as forças políticas de Washington.

O presidente Donald Trump, do Partido Republicano, insiste em conseguir verba para a construção de um muro na fronteira com o México, mas o Partido Democrata, de Pelosi, não considera isso necessário e insiste em liberar verba apenas para outros meios de proteção das fronteiras, garantindo os direitos dos imigrantes. A oposição afirma ainda que é preciso antes de mais nada acabar com a paralisação parcial do governo americano, que já superou um mês. Pelosi afirmou que "não há desculpas" para os republicanos não permitirem a reabertura do governo e lembrou que nesta sexta-feira os funcionários afastados ficarão pelo segundo mês sem receber.

A liderança democrata afirmou que está disposta a se reunir com Trump para discutir o tema. Para ela, porém, a última reunião foi usada pelo presidente apenas como uma "oportunidade para foto", já que Trump abandonou rapidamente o encontro.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma