Mundo

Segundo dia de greve da Iberia cancela 230 voos

Os passageiros afetados foram redistribuídos em outros voos ou receberam o dinheiro da passagem


	Grevistas protestam no aeroporto Barajas, em Madri: os trabalhadores protestam contra um plano de reestruturação que prevê quase 4.000 demissões
 (Pedro Armestre/AFP)

Grevistas protestam no aeroporto Barajas, em Madri: os trabalhadores protestam contra um plano de reestruturação que prevê quase 4.000 demissões (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2013 às 09h42.

Madri - O segundo dia de greve dos trabalhadores da companhia aérea espanhola Iberia contra um plano de reestruturação que prevê quase 4.000 demissões levou ao cancelamento, nesta terça-feira, de 230 voos.

A Iberia cancelou 76 voos, 40% de sua atividade programada para esta terça-feira, segundo dia de uma nova semana de protestos convocada pelos sindicatos até a próxima sexta-feira, após uma primeira série de paralisações entre 18 e 22 de fevereiro.

Outras três companhias que operam ou compartilham serviços com a Iberia, Air Nostrum, Iberia Express e Vueling, também suspenderam 89, 22 e 52 voos respectivamente.

Os passageiros afetados foram redistribuídos em outros voos ou receberam o dinheiro da passagem, como já havia acontecido na semana anterior de paralisações.

Os funcionários da Iberia foram convocados a 15 dias de greve, de 18 a 22 de fevereiro, de 4 a 8 de março e de 18 a 22 de março, para protestar contra as 3.800 demissões anunciadas pelo grupo como parte de um plano de ajuste.

O plano de reestruturação apresentado pela IAG, o consórcio nascido da fusão da Iberia com a britânica British Airways (BA), prevê também uma redução de 15% de suas capacidades a partir deste ano.

Os sindicatos denunciam que o plano busca o desmantelamento da Iberia em favor da British Airways.

O governo espanhol nomeou um mediador para tentar alcançar um acordo entre os trabalhadores e a empresa.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasGrevesIberiaPolítica no BrasilProtestosSetor de transporte

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil