Mundo

Secretário de Estado americano faz sua 1ª visita ao Sudeste Asiático

Mike Pompeo, que chegou nesta quinta-feira à Malásia, deve se reunir nos próximos dois dias com os países do Sudeste Asiático em Singapura

A viagem de Pompeo terminará com uma reunião com o presidente da Indonésia (Lai Seng Sin/Reuters)

A viagem de Pompeo terminará com uma reunião com o presidente da Indonésia (Lai Seng Sin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 11h05.

Bangcoc - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chegou nesta quinta-feira à Malásia em sua primeira visita à região com uma agenda na qual destacam-se as reuniões ministeriais da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) entre os dias 3 e 4 de agosto em Singapura.

Segundo a agenda oficial, Pompeo realizará primeiro uma breve visita a Kuala Lumpur, que inclui uma reunião com o primeiro-ministro malaio, Mahathir Mohamad, na sexta-feira pela manhã.

Nesse mesmo dia, Pompeu viajará para Singapura, onde terá reuniões bilaterais e multilaterais organizadas no marco da cúpula da Asean.

A Asean é formada pela Mianmar (Mianmar), Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

A desnuclearização da península coreana e a histórica reunião mantida entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-nam, em Singapura em junho, fará parte do diálogo na reunião de sábado do Fórum Regional da Asean (ARF), um grupo centrado em assuntos de segurança.

A Coreia do Norte é um dos países que participam do ARF, assim como a Coreia do Sul, China, Japão, Rússia e União Europeia (UE), entre outros.

A viagem de Pompeo terminará com uma reunião com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, em Jacarta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)DiplomaciaMalásia

Mais de Mundo

'Linha vermelha': Guarda Revolucionária do Irã ameaça repressão total a protesto

Nasa antecipa volta de astronautas da Estação Espacial por problema de saúde

Venezuela anuncia retorno de petroleiro em operação com os EUA

Rubio diz que EUA apoiam protestos no Irã e reforça pressão sobre regime