Mundo

Secretário de energia de SP se reunirá com Lobão sobre Cesp

Conversas serão sobre a indenização que a Cesp tem a receber pelos investimentos não depreciados na hidrelétrica Três Irmãos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 10h01.

São Paulo - O secretário de Energia de São Paulo José Aníbal se reunirá na próxima terça-feira com representantes do Ministério de Minas e Energia, incluindo o ministro Edison Lobão, para conversar sobre a indenização que a Cesp tem a receber pelos investimentos não depreciados na hidrelétrica Três Irmãos, cuja concessão não foi renovada pela geradora de energia paulista.

"Nós esperamos uma saudável conversa, muito objetiva e rápida", disse José Aníbal, a jornalistas, nesta terça-feira, após participar de abertura do 8o Congresso Internacional de Bioenergias, organizado pelo Grupo Cipa-Fiera Milano.

O governo do Estado de São Paulo, controlador da Cesp, calcula que a empresa tenha cerca de 3,8 bilhões de reais em indenização a receber por investimentos não depreciados na usina Três Irmãos, enquanto o governo federal calcula a indenização em cerca de 1,7 bilhão de reais.

Representantes da Cesp chegaram a se reunir com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no mês passado para conhecer o cálculo que levou o governo federal a chegar no valor de indenização declarado.

"A EPE nos apresentou o número deles e nós achamos que são números nada convincentes. Não só (o valor) é metade como há omissões. Além de omitirem totalmente as eclusas, o canal e a fazenda, eles não consideram, por exemplo, os terrenos e a realocação da população, quando foi feita a usina", disse Aníbal.

A hidrelétrica Três Irmãos é operada pela Cesp, empresa que não concordou em renovar a concessão da usina no final do ano passado conforme regras estabelecidas pelo governo federal. O leilão para relicitar a usina está marcado para o início do ano que vem e a Cesp considera disputar a hidrelétrica.

Acompanhe tudo sobre:CESPEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasMinistério de Minas e EnergiaServiços

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua