Mundo

Secretário de Defesa dos EUA faz visita surpresa ao Iraque

Visita não anunciada coincide com tentativas das forças iraquianas de preparar terreno para ofensiva contra o EI


	Secretário de Defesa norte-americano Ash Carter: ele disse que vai formar sua "própria avaliação no terreno sobre a campanha" durante a visita e nas reuniões
 (REUTERS/Thomas Peter)

Secretário de Defesa norte-americano Ash Carter: ele disse que vai formar sua "própria avaliação no terreno sobre a campanha" durante a visita e nas reuniões (REUTERS/Thomas Peter)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2015 às 08h36.

Bagdá - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, fez uma visita surpresa a Bagdá nesta quinta-feira para avaliar em primeira pessoa a campanha militar contra o Estado Islâmico, à medida que o Iraque tenta recuperar a capital da província de Anbar, dominada pelos militantes sunitas.

Carter, em sua primeira visita ao Iraque desde que se tornou secretário de Defesa em fevereiro, disse que vai se reunir com comandantes norte-americanos e autoridades políticas iraquianas, incluindo o primeiro-ministro Haider al-Abadi.

A visita não anunciada coincide com tentativas das forças iraquianas de preparar o terreno para uma eventual ofensiva com o objetivo de recuperar Ramadi, isolando partes da cidade com a ajuda de ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos.

O Estado Islâmico tomou Ramadi, capital de Anbar, há dois meses, ampliando seu controle sobre o vale do Eufrates a oeste de Bagdá e impondo a maior derrota dos últimos tempos a Abadi e ao Exército iraquiano, apoiado pelos EUA.

Carter disse que vai formar sua "própria avaliação no terreno sobre a campanha" durante a visita e nas reuniões.

A perda de Ramadi foi a pior derrota militar do Exército iraquiano desde que militantes do Estado Islâmico conquistaram amplas partes do norte do país no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:BagdáEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia