Mundo

Se dependesse dos europeus, Biden teria vitória esmagadora sobre Trump

Apesar da torcida pelo democrata, europeus não creem totalmente na vitória dele. Apenas na Dinamarca a maioria das pessoas acredita que Biden vencerá

Joe Biden e Donald Trump: pesquisa do YouGov verificou a preferência dos europeus na Dinamarca, Alemanha, Espanha, Suécia, França, Reino Unido e Itália (Montagem EXAME. (Foto Biden: Stefani Reynolds. Foto Trump: Bloomberg)/Exame)

Joe Biden e Donald Trump: pesquisa do YouGov verificou a preferência dos europeus na Dinamarca, Alemanha, Espanha, Suécia, França, Reino Unido e Itália (Montagem EXAME. (Foto Biden: Stefani Reynolds. Foto Trump: Bloomberg)/Exame)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 18h32.

Última atualização em 29 de outubro de 2020 às 18h47.

A maioria dos europeus prefere que o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, vença as eleições americanas que ocorrem na próxima terça-feira, dia 3 de novembro. 

A bolsa caiu, é hora de correr para as montanhas? Vá do básico ao avançado com o curso Manual do Investidor

Uma pesquisa do instituto YouGov mostra que Trump perderia de lavada se dependesse da Europa para conquistar seu segundo mandato. A Itália é o país onde o republicano tem uma popularidade maior. Mesmo assim, a preferência por ele é de apenas 20% por lá, enquanto Joe Biden tem 58%.

Já na Dinamarca, Trump é ainda menos querido. Apenas 6% desejam a vitória dele, enquanto Joe Biden tem a preferência de 80%.

A pesquisa do YouGov verificou a preferência dos europeus na Dinamarca, Alemanha, Espanha, Suécia, França, Reino Unido e Itália.

Veja no gráfico abaixo:

Apesar da torcida por Biden, os europeus não creem totalmente na vitória dele. Apenas na Dinamarca mais de 50% da população acredita que o Partido Democrata vencerá as eleições. 

Para ganhar, Joe Biden ou Donald Trump precisam conquistar pelo menos 270 votos no colégio eleitoral, que é composto de representantes de cada estado, chamados de delegados. 

De acordo com pesquisas de intenção de voto da YouGov feitas nos próprios Estados Unidos, Joe Biden é o candidato com mais chances. 

Na última atualização, Biden tinha 53,1% da intenção de voto popular, considerando o país inteiro, enquanto Trump teria 44,6%. No colégio eleitoral, que é o que importa para vencer, o democrata também está a frente de Trump, com 356 delegados conquistados, ante 182 de Trump. Nessas pesquisas, Biden vence porque consegue conquistar estados-chave, como Flórida, Pensilvânia e Michigan.

A pesquisa da YouGov sobre a preferência dos europeus também aponta que eles não confiam no sistema eleitoral americano. 

O percentual de pessoas do continente que acreditam que as eleições do país serão “justas e livres” varia entre apenas 2% (Alemanha) e 11% (Itália).

Na Alemanha, 20% das pessoas acreditam que, de forma alguma, a votação por lá será justa e livre. 

Nas últimas semanas, o presidente Donald Trump chegou a dizer que poderia questionar o resultado eleitoral caso ele mostrasse uma vitória de Biden. 

Sem mostrar provas, Trump afirmou que os votos pelo correio podem estar sendo fraudados. O posicionamento do presidente foi mal recebido pela oposição e pelo mercado financeiro, que espera previsibilidade. Depois de críticas, Trump moderou o tom.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)EuropaJoe BidenPesquisas eleitorais

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua