Exame Logo

Scholz e Trump concordam com necessidade de fim rápido para guerra na Ucrânia

Os dois conversaram por telefone e segundo comunicado oficial, discutiram os desafios de segurança na Europa

(ALEMANHA FORA) Cimeira do G20 em Hamburgo: Donald TRUMP, Melania TRUMP e Olaf SCHOLZ (SPD), Presidente da Câmara de Hamburgo, 06.07.2017 (Foto de Unkel/ullstein bild via Getty Images) (Getty Images)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 06h52.

Última atualização em 20 de dezembro de 2024 às 06h54.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, conversou nesta quinta-feira, 19, por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem concordou, segundo Berlim, sobre a necessidade de alcançar uma paz justa na Ucrânia o mais rápido possível.

“Os dois concordaram que a guerra da Rússia contra a Ucrânia já durou muito tempo e que agora é uma questão de chegar a um caminho para uma paz justa e duradoura o mais rápido possível”, disse um porta-voz de Scholz em breve comunicado.

Veja também

A conversa teve como foco os desafios de segurança na Europa, de acordo com o comunicado.

Eleições na Alemanha: o que acontece agora após queda do governo Scholz?

“O chanceler reiterou mais uma vez que continuará a apoiar a Ucrânia em sua defesa contra a guerra de agressão russa pelo tempo que for necessário”, concluiu o porta-voz.

Na quarta-feira, Scholz participou de uma reunião em Bruxelas com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na qual os líderes europeus discutiram como delinear garantias de segurança para o país se um cessar-fogo for alcançado.

“Junto com os Estados Unidos, a Europa é forte o suficiente para forçar a Rússia a uma paz real. A paz pela força certamente virá”, escreveu hoje Zelensky nas redes sociais.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpAlemanhaOlaf Scholz

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame