Mundo

São Francisco processa Trump por política sobre cidades-santuário

Trump assinou decreto sobre cidades-santuário em 25 de janeiro, junto com a diretriz para construir o muro ao longo da fronteira entre EUA e México

Trump: bilhões de dólares em ajuda federal para as cidades que oferecem proteção para imigrantes ilegais podem estar ameaçados (Carlos Barria/Reuters)

Trump: bilhões de dólares em ajuda federal para as cidades que oferecem proteção para imigrantes ilegais podem estar ameaçados (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 18h32.

São Francisco - São Francisco entrou com um processo nesta terça-feira contra o decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que determina que o governo dos EUA retire dinheiro de cidades que adotam políticas de santuário em relação a imigrantes sem documentação.

O processo, apresentado por Denis Herrera, procurador da cidade, é o primeiro recurso legal contra a medida sobre santuários feito por uma das cidades atingidas.

Trump assinou decreto sobre cidades-santuário em 25 de janeiro, junto com a diretriz para construir o muro ao longo da fronteira entre EUA e México, parte dos seus planos abrangentes e polêmicos para transformar como o país lida com imigração e segurança nacional.

Autoridades locais em cidades como Nova York, Los Angeles, Chicago, Filadélfia, Boston, Denver, Washington e Seattle, além de São Francisco, oferecem algum tipo de proteção a imigrantes ilegais. Bilhões de dólares em ajuda federal para essas cidades podem estar ameaçados.

O processo desta terça alega que o decreto viola a 10ª Emenda da Constituição norte-americana, que declara que poderes não garantidos ao governo federal devem ir para os Estados.

"Numa desconsideração gritante da lei, o presidente dos Estados Unidos busca coagir autoridades locais a abandonar o que é conhecido como leis e políticas de 'Cidade Santuário'", disse o processo, apresentado a uma corte federal em São Francisco.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpProcessos judiciaisSão Francisco (Califórnia)

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD