Mundo

Santos e Zuluaga vão emparelhados ao 2º turno na Colômbia

O presidente-candidato Juan Manuel Santos e seu rival Óscar Iván Zuluaga estão tecnicamente empatados nas intenções de voto


	Bandeira da Colômbia: Santos obteria 38% dos votos e Zuluaga, 37%
 (Getty Images)

Bandeira da Colômbia: Santos obteria 38% dos votos e Zuluaga, 37% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 14h31.

Bogotá - O presidente-candidato Juan Manuel Santos e seu rival no segundo turno das eleições presidenciais colombianas, Óscar Iván Zuluaga, estão tecnicamente empatados nas intenções de voto, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa, primeira a ser feita depois do primeiro turno de domingo passado, mostrou que se as eleições previstas para 15 de junho fossem hoje, Santos, da coalizão União Nacional, obteria 38% dos votos e Zuluaga, do uribista Centro Democrático, 37%.

O voto em branco aparece como opção para 15%, enquanto 10% disseram não saber ou não responderam em quem votariam, acrescenta a pesquisa que tem uma margem de erro de 2,9% e foi realizada pelo instituto "Cifras & Conceptos".

A pesquisa foi feita entre 26 e 27 de maio, dois dias depois do primeiro turno, com 1.672 pessoas em 62 municípios do país.

No primeiro turno, Zuluaga foi o mais votado, com 29,25% e Santos obteve 25,69%.

Santos e seu companheiro de fórmula para a vice-presidência, Germán Vargas Lleras, têm as maiores intenções de voto na região do Caribe, seu forte eleitoral, com 51% das preferências, e a mais baixa na região cafeeira do centro do país, com 27%.

Zuluaga e seu candidato à vice-presidência, Carlos Holmes Trujillo, têm maior preferência justamente na região cafeeira (47%), e menor no Caribe e no leste, ambas com 33%.

Em Bogotá, o maior colégio eleitoral do país, Zuluaga tem intenções de voto de 37% contra 34% de Santos.

Por gênero, 39% dos homens prefere a Zuluaga e 38%, Santos, enquanto entre as mulheres o presidente-candidato leva a vantagem, com 37% das intenções de voto contra 35% do candidato do Centro Democrático.

Nas camadas sociais mais pobres, Zuluaga é o preferido, com 39% contra os 37% de Santos; na classe média, o presidente-candidato lidera com 37% diante dos 36% do rival, e o mesmo acontece nas classes altas, onde é a opção de 44% e Zuluaga tem 35%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras