Mundo

Rússia suspende envio de combustível nuclear pela Ucrânia

Rússia suspendeu o envio de combustível nuclear aos países do leste da Europa através do território da Ucrânia


	Usina de energia nuclear na Rússia: "temos problemas para transportar combustível nuclear através do território da Ucrânia", disse vice-primeiro-ministro russo
 (Getty Images)

Usina de energia nuclear na Rússia: "temos problemas para transportar combustível nuclear através do território da Ucrânia", disse vice-primeiro-ministro russo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 10h37.

Moscou - O governo da Rússia suspendeu o envio de combustível nuclear aos países do leste da Europa através do território da Ucrânia, cujas usinas nucleares só têm combustível para março e abril, afirmou nesta quarta-feira o vice-primeiro-ministro russo, Dmktri Rogozin.

"Temos problemas para transportar combustível nuclear através do território da Ucrânia aos nossos parceiros do leste da Europa. Há problemas relacionados à provisão de combustível nas próprias usinas nucleares da Ucrânia", assinalou.

Rogozin também anunciou que a agência de energia atômica russa (Rosatom) se dirigirá à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para solicitar inspeções extraordinárias que comprovem a segurança no perímetro das usinas nucleares ucranianas.

O número dois do governo russo lembrou que as centrais ucranianas são vigiadas por empresas de segurança privada, tropas do Ministério do Interior e do Serviço de Segurança da Ucrânia (a antiga KGB).

"Do ponto de vista operacional, as usinas nucleares ucranianas funcionam com normalidade", finalizou Rogozin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaUcrâniaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump diz que Irã quer negociar e avalia ação militar

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17